Blog

A importância do Autoconhecimento

Quando me perguntam sobre a importância do Autoconhecimento a minha resposta é sempre a mesma : o Autoconhecimento está diretamente ligado à Autoestima que é um mal de que padece grande parte da população mundial. 

Aprendi desde cedo a anular-me para fazer as vontades dos outros. Ninguém me pediu ou impôs isso. Mas sendo que o meu pai saiu de casa ainda antes de eu nascer, desenvolvi uma habilidade exímia em ser meiguinha, querida, fria, séria, enfim… Aprendi a desempenhar uma série de papéis que permitiam muito facilmente as outras pessoas gostarem de mim porque afinal, eu conseguia ser quem elas queriam que eu fosse, espetacular hein?

Até poderíamos pensar que sim, não fosse por duas coisas: tentar ser perfeita o tempo todo é EXTREMAMENTE cansativo, além disso, torna-se difícil para a pessoa que está contigo não se sentir mal perante alguém tão perfeito o tempo inteiro.

A poucos meses de fazer 29 anos dei comigo num casamento bom, com um homem em quem podia confiar e que era um grande amigo. Nos últimos anos havíamo-nos afastado uma vez que, percebi eu, tinha gostos próprios que eram bem diferentes dos dele. Se tivesse percebido isso antes, ser tivesse abraçado a minha verdadeira essência, teria sido mais fácil, não achas?

Quando passamos toda a nossa vida a agradar o outro, perdemo-nos a ponto de olharmos para nós e não fazermos a mais pequena ideia de quem somos. O que gostamos de fazer por nós? O que odiamos?

Separei-me há quase 7 anos e ainda dou por mim a pensar em ir fazer algo (como assistir a um jogo de futebol no estádio) antes de me lembrar que não é algo que goste e sim algo que fiz muito tempo por outro alguém que não eu. Assustador hein?

Foi (tem sido) um longo de caminho de regresso a mim mesma. Nem sempre foi fácil mas acredita, é muito recompensador. Quando acordas só com a companhia dos teus pensamentos e te perguntas “o que vou fazer hoje por mim?” é algo que muda a tua vida. Quando tiras todos os dias um bocadinho do teu dia para fazer algo que te faz verdadeiramente feliz, começas a brilhar de dentro para fora e acredita, isso melhora não só a tua vida mas também a de todos os que te rodeiam.

Vantagens do Autoconhecimento

 

  • Melhora a tua autoestima, a confiança em ti própria
  • As relações à tua volta florescem com o teu exemplo e o teu brilho próprio
  • Passas a ter uma comunicação mais saudável contigo própria e com os outros
  • O teu adolescente aprende com o teu exemplo
  • Aumenta o teu potencial de sucesso uma vez que ficas a saber quais as tuas maior capacidades e também, as tuas fragilidades e como as podes melhorar

Tudo começa no único sítio em que podes começar a mudança : dentro de ti própria. Não podes mudar as pessoas à tua volta mas podes transformar o mundo à tua volta uma vez que…o que está dentro reflete-se fora. Quando fores mais honesta contigo própria, quando começares a dizer não em vez de sim sempre que queres, as pessoas à tua volta vão perceber onde termina a liberdade delas e começa a tua.

Agradares toda a gente e esqueceres-te de ti não ajuda ninguém. Acredita. Ninguém. Um dia vais perceber isto e o teu mundo vai sofrer um abanão, mas vai ser um abanão muito positivo. Quanto mais cedo o fizeres, melhor será para ti e para os que te rodeiam.

Olho à minha volta

e vejo imensas mulheres que não se conhecem, não gostam de sítio onde estão mas não sabem também como dar o primeiro passo. 

Tenho o sonho bonito, vou retificar, tenho a certeza bonita, no fundo do meu coração, que um dia, o autoconhecimento vai fazer parte do curriculum escolar. E quando esse dia chegar vamos ter adultos mais felizes e empoderados, a ocupar os sítios certos na sociedade, a serem honestos consigo e com os seus relacionamentos.

Chamem-me sonhadora mas eu estou a fazer a minha parte para que seja uma realidade. E tu também podes fazer: começa por ti.

O autoconhecimento é algo que trabalho em todos os meus Processos de Coach, sejam eles mais pequenos através da análise do Perfil Comportamental ou nos processos completos.

Através de diversas ferramentas que aprendi e que usei (e uso) na minha Autodescoberta.

Foi aquilo que funcionou comigo e juntei-as aos meus processos de Coach para que possam ser cada vez mais ricos.

Além do Perfil Comportamental, das Afirmações, Visualizações e Aromoterapia, trago-te o melhor de mim: a minha verdadeira essência, para que percebas que a luz está dentro de ti, só tens de ir lá e dizer-lhe “és minha, agora não te largo mais!”.

Vamos juntas? Porque não estás sozinha e estou aqui para te dar a mão e acompanhar neste caminho bonito.
 
Um beijinho cheio de sol, 
 
Cláudia

Quizz gratuito

Como está o meu Amor Próprio?