Blog

Linguagens de Amor

As 5 Linguagens de Amor? Que raio é isso? Não comunicamos todos da mesma maneira? 

Não, existem diferentes formas de expressar o nosso amor e também dele ser interpretado. Vou falar-te de cada uma delas e de como as podes utilizar com o teu mais que tudo. Lembra-te que não podes mudar o outro mas conheceres-te e ao outro ajuda-te imensooooo neste caminho da aceitação.

Há uns tempos, já nem sei bem como nem porquê, falaram-me de um dos livros do Gary Chapman. Fui até à Biblioteca e requisitei-o logo!

O autor tem ainda as 5 Linguagens do Amor dos Adolescentes e as 5 Linguagens do Amor das crianças.

Primeiro que tudo o que é isto das 5 Linguagens do Amor?

Digamos que é a forma como cada um de nós se sente mais amado, mais valorizado. Muitas vezes esta linguagem muda de quando somos crianças e gostamos, por exemplo, mais de contacto físico com os nossos pais, para a adolescência em que podemos gostar mais das palavras de afirmação, e muda também com o nosso mais que tudo em que podemos preferir, talvez, o tempo de qualidade.

E porque é importante sabermos isto tanto para nós como para os outros? Porque todos nós nos queremos sentir amados! E é frustrante quando fazemos “tudo” pelo outro e ele não reconhece. 10 de esforço, -3 de reconhecimento, quem nunca? Então, que tal aplicares o esforço onde ele realmente faz a diferença?

Atenção que todos nós gostamos das 5 Linguagens do Amor e como tal deves utilizá-las todas. No entanto, existe uma que ele valoriza mais e assim, deves utilizar essa mais do que as outras (o mesmo é válido contigo e na tua relação contigo própria).
Toque físico

Esta é a Linguagem de Amor do mimo. Aquela que normalmente adoramos quando somos pequenas e que (por norma) deixamos de gostar tanto quando chegamos à vida adulta.

Abraços, cafuné, beijinhos, festas, dar as mãos… terás de ser tu a descobrir qual é o toque de afeto que mais gostas e que ele mais gosta. 

Se não tirares um tempo diário para este mimo o teu mais que tudo vai sentir que não estás, verdadeiramente, lá para ele.

Palavras de Afirmação

Quem não gosta de ouvir um elogio? Um “Bom trabalho!” ou um “Estou orgulhosa de ti” ? Ainda hoje pergunto muitas vezes à minha mãe se está orgulhosa de mim porque é a Linguagem do Amor que eu mais valorizo (esta e aquela que te vou falar a seguir).

Para o mais que tudo que valoriza esta Linguagem é super importante que o faças sentir querido através das palavras de afirmação. Já sabes o que penso sobre o poder das palavras positivas, não é diferente neste caso. 

Da mesma forma, o teu mais que tudo sente muito intensamente as palavras negativas que são ditas sobre si ou a sua prestação.

Já reparaste que ele adora que lhe digas “O comer ficou tão bom” ou “reparei que lavaste o chão! Obrigado”. Sim, eu sei. Pode fazer parte das funções dele mas, ainda assim, é importante para ele sentir que tu reconheces o seu esforço.

Tempo de Qualidade

Quando faço anos e me perguntam “que queres que te ofereça?” a minha resposta é sempre a mesma “quero que apareças na minha festa” porque o que valorizo é que quem me é querido encontre tempo na agenda para estar comigo, para me ouvir e para me apoiar.

Podemos pensar que é, das 5 linguagens, aquela que mais dá trabalho porque requer que tires tempo do teu dia para estar, VERDADEIRAMENTE, com o teu mais que tudo. Então, passeiem juntos, cozinhem, conversa com ele sem estares a pensar no ontem ou a olhar para o telemóvel! (Red alert com isto do telemóvel, quem tem esta Linguagem de Amor como principal passa-se mesmo com isso). 

Por ser a sua Linguagem de Amor, o teu mais que tudo reage mal quando desmarcam combinações prévias ou não encontras tempo para estar com ele pois isso fá-lo sentir que não é amado. 

Presentes

Sempre que falo nesta as pessoas fazem uma cara do tipo “ah, os materialistas” mas não poderiam estar menos certas. Porquê? Porque o importante não é o presente em si mas sim o tempo que tiraste para escolher uma coisas específica que sabes que o teu mais que tudo gosta. No livro, Gary Chapman até dá a ideia de pequeninos presentes escondidos nos bolsos da roupa que ele vai delirar quando os encontrar.

Ou criares um grande evento para a entrega do presente. Porque é essa “surpresa” que ele valoriza. Aquilo que o deixa feliz é a atitude em si e não o que recebe.

Quem valorizam esta Linguagem de Amor sente-se extremamente magoado quando não recebe algo especial no seu aniversário ou numa data importante para ele (e este algo especial pode ser uma simples flor que apanhaste no jardim).

 

Gestos de Serviço

Esta é aquela em que o teu mais que tudo gosta de sentir que tomas conta dele. Seja com o seu comer preferido num dia em que ele chega mais triste ou cansado, seja a passar lindamente aquela camisa que ele adora e que tu odeias passar pelo trabalho que dá, ou por aquela piscadela de olho antes dele sair de casa num dia em que tem uma reunião importante. 

Fá-lo sentir-se amado perceber o quanto tiras do teu tempo para que ele se sinta bem, para que se sinta cuidado. Além disso se o fizeres por obrigação ou a pedido dele não conta, tem de ser porque, efetivamente, te apeteceu tomar muito bem conta dele naquele momento.  

Eu diria que esta é (à semelhança do toque físico) a Linguagem de Amor do Mimo II. Mas se pensarmos bem, todas elas são. A diferença é que, somos todos diferentes e como tal, não valorizamos todos a mesma coisa.

Depois de leres, sabes qual é a tua Linguagem de Amor predominante? E a do teu mais que tudo?

Podes fazer o teste aqui.

“Mas oh Cláudia, e se temos Linguagens de Amor diferentes?” então nada melhor do que se sentarem e dizerem isso mesmo. Terão de sair da vossa zona de conforto para agradar o outro. Mas a vida não é feita de concessões, de encontros a meio do caminho? O mais importante não é que ambos se sintam acarinhados e amados?

Quem me conhece sabe o quanto valorizo a Comunicação (é dos meus temas preferidos!) e como eu acredito que é a base de tudo. Por isso falo das 5 Linguagens de Amor nos meus Processos de Coach e criei, em parceria com outra coach o Fim-de-Semana Comunica com Amor onde este é um dos exercícios que fazemos. 

Ajudamos cada casal a perceber a Linguagem de Amor do outro e como podem, ambos, sentir-se amados mesmo que as Linguagens de Amor de cada um sejam diferentes.

Acredita, é muito mágico ver a transformação enorme, que um exercício tão pequeno, traz. 

Um beijinho cheio de sol,

Cláudia

Quizz gratuito

Como está o meu Amor Próprio?