Blog

Conhece-te! Ama-te!

Conhece-te! Ama-te!

O Perfil Comportamental é uma ferramenta que de Autoconhecimento. Porque é importante conheceres-te? Só assim será possível amares-te verdadeiramente.

Fez uma verdadeira revolução na minha vida e ajudou-me a ser quem sou hoje. Foi uma luta árdua e cumprida e sem ter analisado o meu Perfil Comportamental não sei se conseguiria ter cá chegado tão depressa. Podes saber a minha história pessoal e as vantagens que me trouxe aqui.

Sabes quando falas com alguém e não compreendes quando essa pessoa não te responde da mesma maneira, na mesma energia? Isso é porque cada um de nós tem o seu Perfil Comportamental que nos leva a ser e a agir de uma determinada maneira, tanto connosco como com os outros.

Por vezes, fazemos de tudo para nos adaptarmos num lugar, e moldamos o nosso Perfil ao local e às pessoas. Isto traz-nos sofrimento porque não estamos a ser quem verdadeiramente somos. Tentarmo-nos encaixar num lugar onde não cabemos, o tempo inteiro, magoa. E deixa marcas profundas. Duvidamos de nós, do nosso valor, questionamos o nosso lugar na família, no trabalho, no mundo. É exaustivo.

Com a análise do Perfil Comportamental ficas a saber como te estás a encaixar no mundo à tua volta, se estás a ser autêntica contigo ou se, pelo contrário, te estás a moldar para caberes.

Conhece-te! Ama-te!

Ficas a saber as tuas maiores capacidades e também as áreas em que tens mais espaço para crescer, e como podes tirar vantagens de ambas. Ajuda-te ainda a perceberes a área profissional que melhor se adequa a ti, a maneira como apreendes mais facilmente as coisas novas, como te comportas na tua vida pessoal e também na tua vida profissional. Traz um conhecimento fundamental para o teu adolescente se munir no futuro, e também para ti, para que possas melhor conhecer-te e tirares proveito da pessoa fantástica que és, ao invés de tentares ser quem os outros esperam que sejas.

Perfis Comportamentais que existem:

Comunicadora:

É a rainha da festa, aquele que adora falar com pessoas e tem sempre tanta energia que parece que tomou speeds. Adora ser reconhecida socialmente mas odeia rotinas.

Sabes aquela amiga que tens que dá muito aos braços quando fala e se esquece de alguns compromissos? Que adora andar sempre a fazer coisas novas e adora quando admiras a roupa nova dela?

É aquela que brilha de dentro para fora, que quer sempre expressar a sua opinião e adora falar e contestar tudo e todos. Normalmente mexe muitos os braços e é muito expressiva. Poker face não é com ela portanto, convida-a para jogar contra ti e ainda ganhas umas boas massas.

Executora:

É autoconfiante e adora uma boa competição . É muito virada para metas e detesta indecisões porque o foco dela está sempre no fazer, fazer, fazerrrr. Conheces alguém assim?

É aquela tua amiga que odeia perder o controlo mas que a ganhas quando és paciente e lhe mostras que estás disposta a ouvi-la e a aprender com ela.

É a mulher que é direta, assertiva e que se sente frustrada com as regras que não entende pois gosta de agir conforme as suas ideias próprias.

Planeadora:

É amiga e paciente mas morre de medo de mudanças e de ser rejeitada. É modesta até mais não e duvida das suas capacidades.

Aquela amizade que sabes que estará sempre lá ao longo de toda a tua vida, que é empática e boa ouvinte. Aquela amiga que adora sentir que a valorizas e a aceitas tal e qual como é. (eu tenho a tremenda sorte de ter uma destas na minha vida).

É a mulher cuidadosa, que não age por impulso. É muito focada nos seus objetivos e  fala calmamente (no áudio do whatsapp consegues pôr na velocidade 2 e ainda perceber tudo o que diz).

Analista:

Toda ela é lógica e não toma uma decisão sem ponderar muito bem todos os prós e contras. Odeia ser criticada pelo seu trabalho e não é muito tolerante nem consigo nem com os outros.

Estás a ver aquela pessoa que conheces que analisa tudo até ao mais ínfimo detalhe? Que detesta surpresas e é imensamente crítica com todos? Se lhe deres tempo para se preparar, vai trazer-te resultados incríveis.

É a mulher que adora cumprir as regras e que as coisas tenham uma lógica. Não gosta de falar dos seus problemas pessoais e é mais reservada e cautelosa.

Este é um pequenino resumo de cada um dos perfis e claro, a ideia não é rotular pessoas e pô-las dentro de caixas. Até porque todos nós temos os quatro Perfis, simplesmente temos uns mais elevados do que os restantes.

 

Então… Conhece-te! Ama-te!

A ideia de te conheceres a ti e aos outros é conheceres as limitações de cada perfil e como podes tirar proveito deles.

Durante muito tempo eu apaguei o meu lado Comunicador por acreditar que só era uma boa profissional se fosse muito mais Analista. Quando conheci e trabalhei o meu Perfil Comportamental, compreendi que estava a tentar encaixar sendo uma outra pessoa. Fazer listas de prós e contras vai sempre fazer parte de mim, mas perdeu o poder quando me tornei mais eu: mais faladora e brincalhona pois finalmente percebi que isso não me tornava uma pior profissional, pelo contrário.

Criei uma Sessão Única onde ficas a conhecer o teu Perfil Comportamental , onde descobrimos juntas como podes potenciar os teus pontos fortes e empoderar os restantes, e sais ainda da sessão com um plano de ação para atingires aquele objetivo que desejas.

Um beijinho cheio de sol,

Cláudia

Quizz gratuito

Como está o meu Amor Próprio?