Aproveitar estes novos talentos é crucial para o futuro das empresas

Contratar Jovens da Nova Geração

Desafio ou Oportunidade?

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá Líderes do Futuro,
Hoje venho falar sobra a nova geração de jovens trabalhadores. Sabem, aquela que é conhecida como Geração Z e que muitos consideram uma dor de cabeça! Pois bem, estes jovens estão agora a entrar no mercado de trabalho, e mesmo que se queira não se vai poder fugir deles para sempre.

Mas, será que devíamos? A verdade é que eles trazem um nova forma de pensar e uma visão muito própria sobre alguns temas. Como por exemplo a felicidade no local de trabalho. Por isto mesmo, entender as expetativas destes jovens e encontrar estratégias de recrutamento é fundamental se queremos trabalhar com estes talentos em bruto.

Hoje escolhi trazer este artigo para juntos, podermos refletir sobre os principais desafios e benefícios de contratar jovens da nova geração. Ou seja, o que esperam de um local de trabalho, as oportunidades que trazem e por fim, entender o perfil deles. Isto porque pode ser um passo decisivo para o sucesso da sua organização.

Expetativas dos Jovens da Nova Geração

Embora não exista um consenso, estima-se que da Geração Z, sejam os jovens que nasceram entre o final dos anos 90 e início de 2000, isto porque já viveram toda a sua vida com tecnologia, internet e redes sociais. Claro que estas experiências moldaram as suas expectativas em relação à vida pessoal e profissional, sendo a felicidade no local de trabalho um elemento central nas suas decisões de carreira.

Para esta nova geração, a felicidade no local de trabalho vai muito além do salário ou dos benefícios tradicionais. Isto acontece porque eles procuram um ambiente onde sintam que fazem a diferença e que tenha um propósito claro alinhado aos seus valores pessoais.
Mas vejamos algumas das principais características que estes jovens valorizam:

  • Propósito e Impacto: Para eles, é importante trabalharem em empresas onde consigam ver o real impacto do seu trabalho pois querem contribuir positivamente para a sociedade e o ambiente.
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: A tão aclamada flexibilidade no horário de trabalho é fundamental para estes jovens, tal como a possibilidade de trabalhar remotamente.
  • Crescimento Contínuo: Muitos destes jovens são autodidatas e cresceram a pesquisar nas telas tudo aquilo que queriam aprender. Por isto mesmo, valorizam e muito as oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Ou seja, procuram empresas que ofereçam formação e desenvolvimento constantes.
  • Tecnologia e Inovação: Não fossem eles a geração da tecnologia, claro que valorizam locais de trabalho que tenham as ferramentas digitais mais modernas. Afinal, caso contrário, corre o risco de terem em casa tecnologia mais avançada do que no local de trabalho.

Desafios na Contratação de Jovens da Nova Geração

Falando agora em desafios, reter estes jovens na sua empresa pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Mas só se não souber adaptar a sua estratégia de recrutamentos para estes talentos.

1. Alinhamento de Valores

Esta geração tem um foco muito forte em trabalhar para empresas cujos valores estejam alinhados com os seus. Por isto mesmo, para eles, a autenticidade não é uma opção. Ou seja, não basta falar de felicidade no local de trabalho, é preciso vivê-la realmente, diariamente e garantindo que a cultura empresarial reflete esses valores.

2. Adaptação ao Ambiente de Trabalho

É verdade que muitos dos jovens entram no mercado de trabalho sem experiência profissional relevante mas a verdade e se pensarmos um bocadinho, sempre assim foi. Afinal já diz o ditado que ninguém nasce ensinado. Então, ao criar programas de integração eficazes e investir no acompanhamento inicial está a garantir que estes novos talentos se sintam confortáveis e produtivos. E acredite, eles conseguem ser extremamente produtivos quando estão bem motivados.

3. Rotatividade Elevada

Todavia, é um facto que esta nova geração valoriza o crescimento rápido e, se não encontrar oportunidades de crescimento ou novos desafios na empresa, podem facilmente procurar novas oportunidades. Por isto mesmo, a rotatividade é um problema que os líderes precisam de enfrentar com sérias estratégias de retenção.

Gamificação para Motivar Jovens (e não só)

Claro está que para os jovens, este será um tópico interessante. Por isso, e de forma a ultrapassar os desafios e captar a atenção da nova geração, os líderes do futuro devem adotar novas abordagens, como o uso de gamificação nas suas estratégias de recrutamento, formação e retenção de talentos. Porquê? Ela cria um ambiente mais interativo e envolvente, que incentiva os jovens a participar ativamente nas dinâmicas da empresa. Além de ser altamente motivador para toda a sua equipa. E se esta coisa dos jogos nas empresas parece-lhe uma modernice agende uma conversa onde lhe mostraremos como pode ajudar a sua empresa

Oportunidades ao Contratar: Inovação e Crescimento

Ainda que inicialmente possa parecer um desafio, contratar estes jovens oferece inúmeras vantagens para a sua empresa. Ora vejamos, a sua mentalidade inovadora e a a capacidade de adaptação ao digital tornam-nos uma força vital para qualquer organização que queira modernizar-se e inovar. E por isto mesmo, se souber aproveitar estas qualidades, a sua empresa pode beneficiar de uma equipa mais motivada, produtiva e leal.

Prepare a sua Empresa para a Nova Geração de Jovens Talentos

Vendo bem as coisas, a verdade é que esta nova geração tem uma visão mais aberta e flexível do trabalho, mas isso não tem de ser uma coisa negativa. Todas as gerações têm os seus desafios por serem diferentes uma das outras. Mas cabe aos líderes perceber como potencializar os seus pontos fortes porque acredite, isso trará um crescimento enorme à sua empresa. Afinal, quem não inova morre e estes jovens estão diretamente ligados à inovação.

Assim sendo, ao apostar numa organização que valorize o propósito, a flexibilidade, a felicidade e integrar ferramentas como a gamificação, está a criar um ambiente propício não só para motivar estes novos talentos a ficarem muitos anos na sua empresa como toda a sua equipa.

Se está interessado em descobrir como a gamificação pode ajudar a recrutar e reter estes jovens enquanto promove a felicidade no local de trabalho, marque uma reunião comigo e transforme a sua empresa numa referência para a nova geração.


SOBRE A AUTORA

Se está a perguntar-se quem escreve estas palavras, convido-o a conhecer a Cláudia Pintado. É uma entusiasta de pessoas e desenvolvimento pessoal, sempre à procura de novas formas de aprender e ensinar. Com experiência como formadora, palestrante e empreendedora, está aqui para iluminar o seu caminho com ideias frescas e inspiradoras.